Nós, corretores de imóveis, vemos no cotidiano de nosso trabalho uma série de possibilidades de fazer negócios dentro do mercado imobiliário. São tantas as oportunidades que se cria um paradoxo: ao mesmo tempo que temos vários negócios acontecendo, nos vemos perdidos e por vezes não conseguimos fechar negócio nenhum, ou abaixo do que queremos. Não é louco isso? Como se resolve essa questão?

Resolvemos isso quando abraçamos um nicho específico dentro do mercado imobiliário. Mas afinal, o que é um nicho? Nicho, de acordo com profissionais de marketing, significa a porção específica de um mercado em que se geram novas possibilidades. Ou seja, quando o corretor de imóveis, dentro desse imenso mercado imobiliário, escolhe uma porção específica e se especializa nela, gera mais resultados.

Entendido o conceito de nicho, isso nos leva a uma outra reflexão: Qual nicho devo “abraçar”, ou seja, me especializar dentro desse mercado imobiliário? A resposta a essa pergunta é muito pessoal de cada um, mas o primeiro passo para se responder essa pergunta é se conhecer melhor. Quais são suas aptidões? Você é uma pessoa que se adapta a ambientes mais organizados, ou prefere uma rotina mais imprevisível? Gosta de trabalhar com volume de negócios ou com poucos negócios e de mais rentabilidade?

Veja bem, seja qual for o nicho dentro do mercado imobiliário que você escolher, o resultado financeiro pode ser altíssimo. Seja trabalhando com negócios que rendem pouco até negócios que rendem altas comissões. Para fins de exemplo e para inspirá-lo a pensar no assunto, seguem alguns nichos dentro do mercado e o perfil que você deve ter para atuar neles:

1 – Compra e venda de imóveis usados (ou avulso): Esse nicho é o mais explorado pelos corretores e imobiliárias pelo Brasil. Isso se deve ao fato de que essa é a maior fatia do mercado imobiliário, onde ocorrem cerca de 70% dos negócios imobiliários. Trata-se da compra e venda de imóveis já prontos, que estão sendo vendidos por proprietários e não incorporadoras de lançamentos. Nesta fatia do mercado, você corretor pode ser especialista em vários nichos, que podem lhe render alta lucratividade. Você pode se dedicar somente à venda de imóveis residenciais, somente a imóveis comerciais. Pode se dedicar a explorar uma área específica da cidade, ou até mesmo um tipo específico de imóvel num bairro exclusivo (se você mora numa grande cidade é o ideal).

2 – Locação e administração de imóveis ou condomínios: Esse nicho lhe proporciona um trabalho mais gerencial, em que as rotinas são mais bem definidas e constantes. Permite ao corretor uma frequência mais certa de retorno financeiro, visto que, diferente da compra e venda na qual a renda do corretor vem através de comissão somente quando vende, na administração o corretor recebe mensalmente um percentual do aluguel. Gerando um alto volume, pode-se praticamente obter o equivalente a uma comissão de venda mensalmente! Este nicho é mais recomendado para corretores que tenham um alto grau de organização e gostem do trabalho gerencial.

3 – Avaliação de imóveis: Esse nicho está cada vez mais em expansão, visto que diversas são as demandas, seja num contexto comercial e pessoal, seja num contexto contencioso e jurídico da vida das pessoas, em que se necessita saber o valor dos imóveis, para que as pessoas resolvam suas questões. No decorrer das últimas décadas, muitas disputas judiciais entre engenheiros e corretores de imóveis dividiam o entendimento de quem poderia trabalhar com avaliação, porém, nos dias atuais, já está consolidada na jurisprudência nacional a total liberdade de o corretor de imóveis atuar em avaliação, o que abriu um novo mercado aos profissionais, que podem ganhar muito dinheiro nesse nicho.

4 – Venda de terrenos para incorporações imobiliárias: Um nicho que se criou de maneira consistente, na última década especialmente, foi o de o corretor de imóveis se especializar na venda de glebas e grandes áreas de terreno para a criação de incorporações imobiliárias. Com o constante crescimento do mercado imobiliário, há demanda de construtoras pela aquisição de áreas como essa e poucos são os corretores de imóveis que sabem o caminho das pedras para apresentar imóveis a essas empresas.

Esses foram apenas quatro opções para ajudar você a refletir. Portanto, corretor, cabe a você, agora, escolher o nicho de mercado que melhor se adapta a você, de acordo com suas crenças e gostos, e prosperar muito nesse mercado de tanta importância na economia nacional.

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Fonte: Publicidade Imobiliária

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